segunda-feira, 23 de março de 2015

Chichén Itzá e Cenote Ik Kil

Chichén Itza e o Cenote Ik kil ficam muito próximos um do outro e cerca de 2:30 horas de carro de Cancún, por isso, esse será um passeio opcional pra galera... Quem quiser ir pegue o carro e vai! Chichen Itza é bacana principalmente pela história e o Cenote Ik kil é um local "bizarro", que acreditam que tenha side feito por uma queda de meteoro e possui aproximadamente 130 metros de profundidade de águas cristalinas e pode-se mergulhar.

É um passeio relativamente barato, a entrada para Chichén Itzá custa 98 pesos mexicanos (cerca de R$ 25,00) e para Ik-Kil, 70 pesos (cerca de R$ 17,00).


Chichén Itzá 
 

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e econômico da civilização maia. O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "pessoas que vivem na beira da água". Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455 a.C. Foi declarada Património Mundial da Unesco em 1988 e em 2007 como as 7 novas maravilhas do mundo.

Embora existam algumas evidências arqueológicas que indicam que Chichén Itzá foi saqueada, algumas fontes históricas provam que a região não poderia ser atacada por ladrões. A questão está envolvida em um grande enigma arqueológico até os dias atuais. Após o período de ouro, acredita-se que Chichén Itzá entrou em declínio, mas alguns estudiosos sugerem que a região não foi completamente abanonada, já que os cenotes foram usados como local de peregrinação durante o extermínio do povo maia. 

Suas escadas representam o calendário maia, um ano maia, 365 dias.
Cenote Ik kil


Em todo o México existem grutas de água doce, proveniente da chuva, que antigamente eram usadas para abastecer as cidades maias. São os chamados cenotes, cavernas onde é possível praticar snorkeling.

Do maia “ts’onot”,  a palavra significa buraco ou poço. Os maias achavam que as águas dali tinham o poder de cura e os cenotes eram considerados um meio de comunicação com os deuses. Alguns acreditam que os cenotes se formaram por queda de meteoros, mas outros afirmam que se trata apenas da erosão da rocha calcária acumulada em milhões de anos.


Segue um pequeno vídeo com os dois lugares.
 



Estive pensando e nessa viagem, 1 dos dias, provavelmente, faremos as coisas separadamente... um grupo deve ir pra Chichen Itza, outro deve ir para o Parque Xplor e outro deve ficar no hotel curtindo a Januzzi, sendo assim, o próximo post será do Parque Xplor, pra vocês decidirem! Eu vou ficar na Januzzi! rs

9 comentários:

  1. Não curto muito Chichén Itzá, mas o cenote é muito maneiro!
    Entre Chichén Itzá/Ik Kil e Xplor, sem dúvidas irei ao parque.

    Januzzi + Danone é minha programação noturna.

    ResponderExcluir
  2. Vou querer ir nos dois! Afinal não conheço nada...

    E na programação noturna, estaremos juntos!

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade de ir em todos mais vou ver qual vai ser minha vibe na hora ai decidi.

    ResponderExcluir
  4. Victor, tamo juntão nessa. Vamos na porra toda, só vou ficar com ciúme de estarem na januzzi e eu não ... rs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acho que 10 dias vai ser pouco pra fazer td, vamos ficar mais 10??
    A previsão é de poucas horas de sono e muita diversão!!
    Vai ser muito foda!

    Contando os dias! Ta chegando, faltam apenas 5 meses galera!

    ResponderExcluir